domingo, 14 de março de 2010

OFICINAS



Oficina 1 - Serigrafia sobre papel
Local: sala 47
Ministrante: Nelson Edi Holmann (Barão do Solar)
Carga horária: 16 horas
Data: 20/10 a 22/10 – oficina; 23/10 – exposição
No de Participantes: 12
Material necessário para os participantes: um (01) avental ou guarda-pó, (jaleco).
Resumo: A proposta da oficina é de caráter artístico-cultural, enfatizando o conhecimento dos procedimentos serigráficos pela prática de manipulação de seus materiais e exercícios de aplicação experimental de técnicas diretas (molde vazado), e suas variações. Instigando para o entendimento da organização da oficina, preparação e produção de matrizes, assistência á montagem dos equipamentos, manipulação dos materiais serigráficos, auxílio na confecção de tintas alternativas, auxílio e acompanhamento da impressão sobre papel e a exposição pública dos trabalhos produzidos. Encerramento da oficina.
Objetivos: Favorecer a compreensão e o entendimento das origens, características, bem como, as inter-relações entre os materiais e equipamentos da gravura serigráfica; proporcionar a apreensão técnica da serigrafia através da prática de atelier; desenvolver formas originais de expressão, percepção sensorial e auto-direção por meio da realização pessoal.

Oficina 2 - Animação a ilusão do Movimento
Local: sala 48
Ministrante: Luiz Rodolfo Annes (Faculdade Tuiuti)
Carga horária: 16 horas
Data: 20/10 a 22/10 – oficina; 23/10 – exposição
No de Participantes: 20
Material para participante: lápis, borracha, caneta piloto ou similar, tesoura, cola, 3 folhas A3 de cartolina dura, barbante, fita crepe, canetinhas ou lápis de cor, 50 folhas de papel sulfite, massa de modelar de diferentes cores (Podem reunir-se e comprar potes grandes), máquina fotográfica digital (não é obrigatório, mas quem tiver será usada)
Resumo: O Curso “Animação a Ilusão do Movimento” tem a intenção de passar noções básicas da linguagem da animação 2D e Stop Motion. O curso faz uma abordagem histórica dos pioneiros da animação e mostra ainda o trabalho de nomes importantes na animação mundial.
Objetivos: Além dos conceitos e do contato com o trabalho desses artistas o curso tem como objetivo exercícios práticos onde serão trabalhados fundamentos de algumas técnicas de animação.

Oficina 3 - Cerâmica: um mergulho no imaginário e queima de Raku
Local: sala 50
Ministrante: Prof: Angela Mecking da Silveira (UEM)
Carga horária: 12 horas
Data: 20/10 a 21/10 – oficina; 23/10- exposição
No de Participantes: 20
Material necessário para os participantes: um (01) avental ou guarda-pó, (jaleco); instrumentos para “trabalhar com argila” (para quem já tiver esse material pois o ministrante levará e emprestara materiais)
Resumo: oficina com processos de cerâmica e raku. O RAKU é uma das variações da queima de cerâmica. Filosoficamente, a técnica RAKU, é vista como uma expressão do ZEN-BUDISMO. É um processo desenvolvido à cerca de 440 anos no Japão, e a palavra RAKU, significa prazer e também felicidade. No RAKU, são mais harmoniosas as formas orgânicas, os efeitos acidentais da fumaça e do fogo, as marcas dos dedos do ceramista no barro, e da pinça no esmalte.
Objetivos: Proporcionar a alfabetização visual-estética, permitida pela exploração e manipulação dos elementos estruturais da linguagem plástica, através do fazer - cerâmico.

Oficina 4 - Nunca somente Música...
Local: sala da dança e teatro - Bloco de Artes
Ministrante: Marilene Arndt (International School of Curitiba)
Carga horária: 04 horas – 20/10
Data: 20/10
No de Participantes: 30
Material para os participantes da oficina: caderno para anotações pessoais.
Resumo: Nunca somente Música, mas Música associada ao canto, à fala, e à dança... Não apenas para ser ouvida; significativa somente em participação ativa" Carl Orff
Objetivos: Conhecer os princípios da Música Elementar; praticar atividades de integração da Música e do Movimento; Conhecer/praticar os princípios da Apreciação Ativa

Oficina 5 - Técnica vocal – Voz Cantada
Local: sala da dança e teatro - Bloco de Artes
Ministrante: Karissa Laiz (Clínica Francisco Pletsch)
Carga horária: 04 horas – 21/10
Data: 21/10
No de Participantes: 30
Material para os participantes da oficina: caderno para anotações pessoais.
Resumo: A presente oficina se propõe a discutir conhecimentos sobre a voz, principalmente no que se refere a sua manifestação cantada, no sentido de conhecer o instrumento que usamos para melhor aproveitá-lo. Além de conceituar, iremos praticar técnicas e exercícios que conduzem ao aperfeiçoamento deste nosso instrumento.
Objetivos: Apresentar o funcionamento do aparelho fonador; Conscientizar sobre os cuidados com a saúde vocal; Conscientizar sobre o melhor aproveitamento do aparelho fonador; Conceituar terminologias.

Oficina 6 - Criação na Música Contemporânea – "Desenvolvimento" Musical
Local: sala da dança e teatro - Bloco de Artes
Ministrante: Adailton Pupia (Conservatório Maestro Paulino)
Carga horária: 04 horas
Data: 22/10
No de Participantes: sem limite de participantes, depende da capacidade do local.
Material para os participantes da oficina: caderno para anotações pessoais.
Resumo: A música erudita do século XX ainda é pouco compreendida pela maioria das pessoas. Esse fato ocorre por uma série de elementos ligados a educação histórico-musical de cada individuo, e a compreensão das novas estruturas e de elementos interpretativos associados a este novo tipo de composição. Este curso trata-se de uma introdução do "desenvolvimento" musical, chegando à música contemporânea, tendo como ponto de partida o final do século XIX, com o chamado: Ultra-Romantismo, trafegando pelo Impressionismo, Expressionismo, Minimalismo, etc. A exposição de diversos compositores e obras darão aos participantes um aporte base para a busca de maiores detalhamento de cada assunto tratado.
Objetivos: Desenvolver uma introdução à história da música do século XX; - Contextualizar os novos estilos e seus compositores; Mostrar exemplos do desenvolvimento da música durante os últimos séculos.


OFICINAS:
* Oficinas de Artes Visuais: as oficinas serão ministradas em durante três dias e os inscritos deverão escolher apenas uma delas.
* Oficinas de Música: serão oferecidas três oficinas diferentes de apenas um dia cada, dessa forma os inscritos no evento poderão fazer as três

Nenhum comentário:

Postar um comentário