domingo, 25 de setembro de 2011

PAOLO GALLUZZI NO PDE-UEPG (26/09/2011)



Diretor do Museo Galileo profere palestra na UEPG

A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove palestra, em 26 de setembro, das 10h às 12h, no auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Campus em Uvaranas. Com o tema “A sombra da luz: a mente de Leonardo da Vinci à luz de uma vela”, a palestra será proferida pelo Professor Paolo Galuzzi, diretor do Museo Galileo (Florença-Itália).

O evento ocorre através da parceria entre o Departamento de Artes da UEPG, Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) e do Projeto Observatório da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM- Laboratório de Criação Visual).

A professora Josie Agatha Parrilha da Silva, do Departamento de Artes, explica que a palestra é divulgação científica e tem como objetivo estabelecer laços com os programas de pós-graduação da UEPG. Todos os alunos da especialização estão convidados a participar.
As inscrições poderão ser feitas no local e serão emitidos certificados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais.

Sobre o Palestrante

O professor Galluzzi é diretor do Instituto e Museo Nazionale di Storia della Scienza, hoje renomeado Museo Galileo, em Florença (Itália). É presidente da Commissione Vinciana, e da Fondazione Scienza e Tecnica (Fondazione Rinascimento Digitale). É membro da Academie Internationale d’Historie des Sciences,comitês científicos do Instituto dell’Enciclopedia Italiana e de outros prestigiosos institutos culturais estrangeiros. Preside o Comitê Científico Internacional para a realização do Museu Nobel, por intermédio da Fundação Nobel de Estocolmo.

Paolo Galluzzi graduou-se em Filosofia na Universidade de Florença, em 1968. De 1970-1980 ele foi pesquisador do “Lessico Intellettuale Europeo” em Roma, foi responsável pela monumental produção das obras de Galileo em versão digital. Dedicou-se ainda aos estudos da história da instrumentação científica, de museus científicos, e da herança científica.
Dedicou-se à organização da pesquisa científica no período de pós-unificação da Itália. Durante os últimos 15 anos, esteve envolvido na preparação de aplicações em multimídias, concebendo ferramentas digitais para promover a pesquisa, melhorar o acesso a fontes importantes da história da ciência e das técnicas, além de facilitar o entendimento público de assuntos cruciais da história da ciência e da tecnologia e da herança cultural e científica.

[por Mari Cleia Aparecida de Andrade : http://portal.uepg.br/noticias.php?id=1411 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário